segunda-feira, 22 de agosto de 2016

SOBRE A CULINÁRIA TAILANDESA!

Vamos falar um pouco á respeito da culinária na Tailândia.

Minha primeira experiência com a culinária tailandesa foi há uns 4 anos no bairro da Liberdade.Estava passeando por ali com meu filho,e um supermercado estava promovendo uns produtos que estavam importando da Tailândia, oferecendo amostra grátis de pratos feitos com esses produtos em questão.Desde então,além do livrinho de receitas que ganhei juntamente com a amostra ,também comecei aos poucos a comprar e consumir os produtos,descobrindo novos sabores.
Com a pesquisa da dança tailandesa junto veio a pesquisa da culinária,e desde então também surgiu outra paixão (ah sou apaixona por cozinhar pessoal, e por descobrir novos sabores).
E claro,começamos a frequentar restaurantes tailandeses e eventos com buffêt thai, devido ás contratações em eventos.




A culinária tailandesa é marcada principalmente por sabores fortes ,tendo várias combinações de especiarias que proporcionam mistura de sabores variados:

Doce: açúcar (usam muito açúcar de palma) ,frutas ( manga,papaya verde) e pimentas doces;




Amargo: sumo de limões,vinagre e tamarindo;





Picante:pimentas e pasta de curries; e



Salgado: molho de soja, molho de peixe ( nam plá),e molho dourado ( golden saur)




Outros ingredientes muito utilizados na receitas tailandesas combinado com esses sabores são: o galangal ou o gengibre de Laos,capim limão (erva cidreira,não só as folhas mas os talos), coentro (inclusive talos e raízes ),folhas e cascas de limão kaffir ( limão especificamente da região da Tailândia,Camboja e Laos), cúrcuma ( o nosso açafrão da terra) e outras especiarias em pó,dentre outros elementos tradicionais ocidentais como alho,cebolas ,pimentões e leite de côco.






Percebam quantas notas de sabores podem ser encontradas em várias receitas,além dos benefícios medicinais (ex:a mistura de limão,alho,cebola,gengibre,capim limão e pimentas funciona como um verdadeiro expectorante para os pulmões).
As proteínas utilizadas nas receitas com essas especiarias são :cortes de carne bovina e suína ,aves e também frutos do mar ( utilizam muito o camarão),e até pasmem...insetos!!!
Mas claro que nenhum restaurante tailandês aqui no Brasil irá servir insetos,isso é algo cultural de lá e por aqui nosso povo não está acostumado a esse tipo de consumo.Na Tailândia é muito comum nos mercados de rua  encontrar a comercialização de insetos! 


Além das proteínas,também utilizam muitos vegetais como o moyashi ( broto de feijão) ,cenouras,brócolis,acelga,vagens,outros ingredientes como amendoins,tofu e claro sem poder esquecer do arroz de jasmim ,que é um arroz suave,branco como a flor de jasmim e perfumado, que acompanham principalmente as receitas mais picantes.








É uma culinária muito rica e marcante ao paladar,podendo ser explorada em várias nuances,dos sabores mais fortes aos mais suaves e perfumados.Além de podermos dar uma "abrazileirada" nas receitas,adaptando aos nossos ingredientes ,usando o bom senso claro.
Apaixonem-se como eu,experimentem!!!

O Thai Dance Brasil tem parceria com o catering de buffet tailandês My Thai!!!
Contato shows e eventos: memfy@bol.com.br

Fontes : Wikipédia ,Bombay e Google Imagens




segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A LENDA DE KINAREE MANORAH-REPERTÓRIO DE DANÇA CLÁSSICA TAILANDESA!

Vamos falar um pouco agora sobre dança clássica tailandesa :KINAREE MANORAH.

Um dos repertórios mais conhecidos,veio de uma lenda muito antiga da Tailândia.
Kinarees são criaturas da mitologia siamesa ,de influências hindus e budistas,metade humana e metade pássaro, que viviam na floresta lendária do Himalaia,separando o Céu e a Terra!
Eram sete irmãs filhas de reis, e Manorah era a mais nova e a mais bela das Kinarees.
Enquanto as irmãs se refrescavam e brincavam na floresta lendária,um jovem súdito do reino de Udom passando pelo local viu as kinarees e se encantou especialmente por Manorah.
Raptou-a ,com o aconselhamento de um dragão mágico,e levou-a até o príncipe Suton para desposá-la!
Tiraram-lhe as asas para não fugir, e teve matrimônio com o príncipe Suton,se tornando rei e Manorah a rainha.
Muitos cortesões do reino de Udon não gostavam de Manorah e fizeram um complô ,avisando ao rei que sábios haviam dito que teria que sacrificá-la por não pertencer á aquele mundo,para que não ocorressem tragédias naquele reino.
Manorah aceitou o sacrifício,mas implorou um último pedido,antes de ser jogada ao fogo :"Apenas um último desejo antes de perecer no fogo do sacrifício,sua Majestade lhe peço minhas asas de volta para poder fazer uma última dança antes do inevitável"
O rei aceitou e Manorah começou a dançar de forma graciosa ao redor da fogueira do sacrifício.Todos na corte ficaram hipnotizados com  leveza e beleza de sua dança, e cada vez mais a chama da fogueira brilhava emoldurando esse momento mágico.Ao final da dança,Manora de repente alçou voô fugindo do sacrifício e retornando ao seu mundo!!! 

O THAI DANCE BRASIL está ensaiando esse repertório,e em breve estaremos apresentado,ou postando vídeo!!!

                             Núbia Ferro em solo Kinaree Manorah.





                   Núbia Ferro em ensaio Kinaree Manorah,foto by Jair Rocha

              Reparem na tatuagem em minhas costas:é uma representação da Kinaree Manorah.



           Ensaio fotográfico com as integrantes:DÚNYA COMAR, KÁTIA FLOR DE LÓTUS,
                                     NÚBIA FERRO & ALESHA ARTES,foto by Jair Rocha

                                                                   " Irmãs Kinarees"


Fonte: Wikipédia; "Manorah de Dancer Princess",
Fotos by Durval Bifon & Jair Rocha. 
Tatuagem:Estúdio Bossa Nova Tatto- Vl.Madalena,tatuador Rafael Rinos